Coberturas Conteúdo Eventos

X Encontro de Autos Antigos do CAARR – Santana dos Montes, MG

Alguns desses automóveis e seus proprietários foram homenageados em Santana dos Montes, MG

 

X Encontro de Autos Antigos do CAARR – Santana dos Montes, MG

Um tributo ao amigo que ‘dorme’ na garagem

Veículos na mesma família há mais de três décadas foram os destaques da festa

No sábado, os antigomobilistas visitaram uma fábrica de cerveja…

Santana dos Montes. O pequeno município mineiro distante cerca de 130 kms da Capital Mineira tem hoje o turismo como sua principal atividade econômica. Muitas de suas centenárias fazendas abrigam hotéis e pousadas. Visitá-la e não conhecer os atrativos históricos e naturais da região é o mesmo que “ir a Roma e não conhecer o Papa” (desculpe-nos pelo inevitável clichê…).

Por isso, este segundo encontro de autos antigos na cidade, programado para ter início somente no domingo, 14 de setembro, já teve algumas atividades sociais extras no dia anterior. O Clube de Autos Antigos Rota Real — organizador do evento — fretou um micro-ônibus especialmente para levar os antigomobilistas que anteciparam a sua chegada à cidade, para um ‘tour’ por duas de suas principais fazendas: a Chácara e a Guarará. Na Guarará, a grande atração é a produção da Cerveja Loba e também de vinho. Os visitantes puderam degustar cerveja direto na ‘fonte’.

… e inesperadamente participaram de um casamento

No final de tarde o grupo se reuniu na tenda armada no entorno da praça, próxima à igreja local, onde naquele momento acontecia uma cerimônia de casamento e que acabou gerando um fato bastante curioso e inusitado, como nos conta Jorge Filho, nosso grande colaborador na cobertura deste evento:
— Os noivos não tinham um carro para se deslocarem até a recepção. Os antigomobilistas presentes mobilizaram-se e André Junior, membro do CAARR, colocou seu Landau 1976 à disposição dos noivos (Anderson e Taciane), levando-os à festa, mostrando o caráter social da realização de um evento desses na cidade.

Ao lado, o presidente do CAARR, Cáio Mário e convidados no Cine Solar. Coquetel de aniversário do clube

A partir das 18 horas um coquetel no Espaço Cine Solar marcou o aniversário de cinco anos do CAARR. Com direito a bolo e velhinhas, comemorou-se também o aniversário da Srª Consuelo Lanza, esposa do Sr. Marcelo Resende, sócio do Clube Galaxeiros das Gerais, de Belo Horizonte, que discursou, representando o presidente Antônio do Monte. Em seguida, os alunos da Escola de Viola de Santana dos Montes fez uma apresentação especial na escadaria da igreja. A partir das 21 horas, aconteceu um agradável jantar de confraternização no Hotel Solar dos Montes.

Momentos da apresentação dos alunos da Escola de Viola de Santana dos Montes e do forró pé-de-serra

Para encerrar a programação social de sábado, uma roda de forró pé-de-serra sob o comando do presidente do Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo – MG, Cornélio José da Silva. A música atraiu expositores, turistas e moradores da cidade.

A atração principal do evento — a exposição dos veículos antigos — teve início na manhã de domingo. Ao fazer sua inscrição, o antigomobilista recebia um troféu de participação e um boné do clube organizador. Foi servido um café da manhã de boas-vindas. Cornélio e seus amigos novamente animaram a cidade com o forró pé-de-serra.
O número de veículos inscritos superou a expectativa inicial, passando de 150.

A partir do alto, em sentido horário, Dodge Polara 1981, Chevrolet Fleetmaster 1948, Chevrolet Amazona 1963 e Rural 1971: alguns dos veículos em exposição em Santana dos Montes

A novidade este ano foi a entrega do “Troféu Amigos para Sempre”, que homenageou 11 antigomobilistas que mantém seus automóveis por mais de 30 anos. Cada um deles recebeu um quadro personalizado, contando a história do veículo e a sua importância na vida do homenageado.

A Ford F100 1975 de Fred Assumpção está na familia desde zero km

Entre eles está, por exemplo, Frederico Assumpção, de São Braz do Suaçui – MG. Sua pick-up Ford F100 1975 foi comprada no dia 8 de abril daquele ano, por seu pai, Sr. Vicente. Na ocasião, Fred tinha apenas 5 anos. Quase 40 anos depois, o utilitário permanece da família.

Outro exemplo de paixão por um automóvel é a história de Hernandes Ramos, que preserva com o máximo orgulho seu Opel Kapitan 1951 há 46 anos. Morador de Barbacena-MG, Ramos faz questão de ir rodando com seu carro europeu a todos os eventos de que participa.

O Opel Kapitan seguindo em direção a Santana dos Montes. Hernandes Ramos — que no detalhe aparece sendo homenageado, ao lado de sua esposa — o tem como companheiro de estrada há 46 anos

Conheça os onde contemplados e suas marcantes histórias, acessando o álbum “Homenagens”, no link abaixo.

Representando a Federação Brasileira de Veículos Antigos, seu diretor regional Antônio do Monte Furtado Filho entregou ao presidente do CAARR, Caio Mário Baptista Pereira, uma placa em homenagem ao evento. Presença do prefeito da cidade, Amadeu Antônio Ribeiro. Após as homenagens, uma verdadeira viagem no tempo através d o show da Banda 7.5.

Texto: Fernando Barenco, com informações de João Baptista Jorge Pinto Filho
Fotos:
João Baptista Jorge Pinto Filho
Video:
Felipe Avelar
Edição:
Fátima Barenco e Fernando Barenco

   EXPOSIÇÃO       MOMENTOS
   HOMENAGENS       SOCIAS & CIDADE

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados