Coberturas Conteúdo Eventos

VI Encontro de Veículos Antigos do Fuscamania – Cabo Frio, RJ

Nesta matéria, optamos por usar fotos de arquivo do Casal Afonso, ao invés de imagens da cobertura, que você pode ver através dos álbuns de fotos abaixo. Essa imagem, foi a mesma utilizada na reportagem do jornal O Dia

VI Encontro de Veículos Antigos do Fuscamania – Cabo Frio, RJ

O adeus a uma jovem ‘fuscamaníaca’

Um tributo à Juliana Martins Afonso

Essa é sem dúvida uma das mais difíceis coberturas de encontros que já tivemos que fazer, nesses quase 10 anos de Portal Maxicar. O que era para ser um momento de conquista e alegria para Associação de Fuscas e Veículos Antigos de Cabo Frio — ou simplesmente Fuscamania — acabou se transformando numa tragédia familiar. Desde já, pedimos desculpas se não encontrarmos ‘o tom certo’ para essa reportagem. Decidimos deixar de lado a cobertura em si, para somente prestar uma homenagem.

Filha de Elizete e Edson Martins, respectivamente presidente e diretor do Fuscamania, a jovem Juliana Martins Afonso estava muito contente na manhã de sábado, 20 de setembro. Onde queria: participando do encontro anual do clube, que acontecia no estacionamento do Shopping Park Lagos. Trabalhava na barraca de venda de artesanatos. Havia passado toda a semana em São Paulo, fazendo exames no Instituto do Coração. Mas fez questão de voltar a Cabo Frio a tempo de participar do encontro. Quando chegamos, sua mãe, Elizete, veio logo nos contar que a família inteira estava vibrando, já que haviam conseguido marcar a cirurgia da “Ju” para novembro.

Minutos depois, a jovem passaria mal e seria levada a uma Unidade de Pronto Atendimento. Mas já era tarde e  não havia mais nada que os médicos pudessem fazer. Com a triste notícia, um clima de verdadeira comoção tomou conta dos antigomobilistas que participavam do evento, que estava apenas começando. Chocados e atônitos, os organizadores não sabiam o que fazer. Imediatamente a música ambiente cessou. A pedido de Edson e Elizete, decidiu-se por dar continuidade à festa, em respeito aos participantes presentes e aos que estavam ainda sendo aguardados. Foi mantido até mesmo o coquetel com baile, naquela noite. Decidimos não comparecer, por acharmos que não nos sentiríamos confortáveis cobrindo uma festa, num momento de luto. Não poderíamos sequer publicar as fotos aqui.

No dia seguinte, enquanto aconteciam o velório e o funeral, os antigomobilistas que chegavam eram recebidos por membros do Fuscamania, numa demonstração de superação e consideração aos que viajaram para estar ali. Por volta do meio dia, um buzinaço homenageou a antigomobilista de apenas 24 anos.

Juliana e Giovanni: história de amor graças ao Fusca

Comerciante de profissão, Juliana era uma “fuscamaníaca de carteirinha”. Como não poderia deixar de ser, levou seu Fusca 1970 da cor branco lotus ao encontro. No bagageiro de teto uma antiga bicicleta dobrável da mesma época. Casada há apenas um ano, conheceu seu marido — Giovanni Moreira Afonso — em um dos eventos organizados por seus pais. Nascido em Petrópolis – RJ Giovanni é também um apaixonado pelo Besouro, e não tardou a incluir o seu 1968 vermelho na Família Martins, que possui também um 1973 azul, além de uma Variant e um TL. Família linda, ainda mais unida por causa dos Volkswagens.

Ironia do destino, para divulgar o evento, o jornal fluminense O Dia publicou ontem, um dia depois da morte de Juliana, uma reportagem que fala justamente da história de amor do casal. Segundo palavras do próprio Giovanni: “Nos conhecemos e nos despedimos em um encontro de Fuscas.”

 

Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco

   EXPOSIÇÃO     MOMENTOS

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados