Coberturas Conteúdo Eventos

12º Blue Cloud – Encontro Nacional dos Veículos DKW-Vemag

Este é o 2º maior evento dedicado ao DKW em todo o Mundo, perdendo somente para o anual da Alemanha

12º Blue Cloud – Encontro Nacional dos Veículos DKW-Vemag

Paixão que se mede também pelos quilômetros rodados

Evento monomarca reuniu colecionadores de quatro regiões do país

DKW. Este automóvel de origem germânica e características muito próprias, marcou uma época no Brasil, quando foi produzido por aqui sob licença, pela Vemag entre 1957 e 1967. Aliás, pertence a um DKW-Vemag o título de primeiro automóvel fabricado no país, no caso, uma peruinha Universal.

Alguns raros exemplares da versão mais sofisticada do DKW-Vemag, o Fissore

Seu perfil mecânico — com motor de 3 cilindros e 2 tempos — fez com que ao longo do tempo se torna-se um veículo do tipo “ame ou odeie”, sem meios termos. E o número de amantes é realmente grande e está em franco crescimento. Prova disso é o Blue Cloud, o encontro anual monomarca que já em sua 12ª edição, aconteceu em Poços de Caldas- MG, no último final de semana, 27 a 31 de agosto. Foram cerca de 100 exemplares em exposição nas imediações do famoso Palace Hotel. Para a felicidade dos fãs, o evento reuniu um apanhado de tudo que produziu por aqui em termos de DKW: o sedan Belcar; a perua Vermaguet e sua versão ´pé de boi’ Pracinha; o jipe Candango, com um raro exemplar Praiano; o sofisticado Fissore; os esportivos GT Malzoni e Puma. De quebra, uma motocicleta fabricada na Alemanha em 1938.

Motocicleta alemã, a primeira versão do Puma (com mecânica DKW) e um Belcar com portas ‘de-xa-vê’

E como paixão não tem limites — nem de tempo, nem de distância — a maioria absoluta dos automóveis chegou ao sul mineiro rodando. Alguns de cidades próximas, outros tiveram que percorrer longos percursos ao som do inconfundível som de “pop-pop-pop”, em muitas horas de viagem, vindos de estados distantes como Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Entre os vários jipes Cadango, dois ainda mais raros: o com capota rígida (1º a direita) e o Praiano (4º a direita)

De acordo com o jornalista Flávio Gomes, ou dos criadores e organizadores do Blue Cloud, a próxima edição já tem data marcada: irá acontecer entre os dias 27 e 30 de agosto do ano que vem, novamente em Poços de Caldas. Anote aí em sua agenda!

 

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos:
Odair Ferraz

   ÁLBUM DE IMAGENS

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados