Coberturas Conteúdo Eventos

8ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais – São Caetano do Sul, SP

Espaço Verde Chico Mendes (Foto: Helber Aggio)

8ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais – São Caetano do Sul, SP

Em comemoração aos 137 anos

Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano é sucesso na cidade

A 8ª Exposição de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul foi um verdadeiro sucesso. O evento movimentou o Espaço Verde Chico Mendes, no Bairro Cerâmica, no último fim de semana (18, 19 e 20/8) e se consagrou como um dos maiores do Brasil da modalidade, onde cerca de 800 raridades automobilísticas, particulares e de clubes associados foram observadas por mais de 50 mil pessoas que passaram pelo local. Já tradicional nas comemorações do aniversário da cidade (em 28 de julho, o município completa 137 anos), a ação foi promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura, com apoio do Automóvel Clube do Grande ABC.

Ao centro o Prefeito Paulo Pinheiro (Foto: Helber Aggio)

O prefeito Paulo Pinheiro esteve presente na Exposição e, no domingo, destacou a diversidade de eventos oferecidos pela cidade. Ele ainda garantiu a continuação da atividade de carros antigos e especiais pelos próximos anos. “São Caetano está abrindo espaço para as pessoas usufruírem, cada um em sua modalidade, de ações que agradem. Esse evento, que reúne um grande número de apreciadores vindos de várias cidades e estados, já é um marco no calendário de festejos de comemoração do aniversário de nossa cidade e a Prefeitura já está fazendo o passo a passo para que essa Exposição seja crescente nos próximos anos.”

“Estão todos de parabéns, pois conseguimos fazer com que esse encontro seja o 2º maior do Brasil. São Caetano é o berço da indústria automobilística nacional e, culturalmente, tem muito que mostrar aos apreciadores da categoria”, destacou Jander Cavalcanti de Lira, secretário de Cultura da Prefeitura. Ele ainda enfatizou a grande quantidade de alimentos doados pelos participantes da ação ao Fundo Social de Solidariedade do município. “A oportunidade de abrilhantar o evento com essas raridades expostas ao público e ainda poder ajudar o Fundo Social da cidade é única. Arrecadamos mais de três toneladas de alimentos durante todo o fim de semana.”

La Salle Sedan, de 1937

O coordenador do evento, Atílio Santarelli, agradeceu ao empenho de todos os envolvidos na organização da atividade e, no fim do evento, presenteou Paulo Pinheiro com um diorama da exposição feito pelo artista Rogério Molinari. “É com satisfação que agradeço a todos os clubes e entusiastas por terem feito desse evento uma grandiosa e esplêndida exposição. A Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Cultura, forneceu todo o apoio para que essa atividade ocorresse com brilhantismo.”

Cadillac, de 1955

Automóveis

Dentre os nostálgicos veículos que participaram da atividade, se destacavam, entre outros, um autêntico modelo La Salle Sedan, de 1937, e um imponente Cadillac, de 1955. O responsável pela restauração desses dois automóveis, Isaías Correia, explicou como funciona o árduo e minimalista trabalho. “É com a dedicação de alguns anos e muita observação que trabalhamos em cima dessas raridades. No caso da restauração do La Salle, o veículo foi inteiramente desmontado e recuperamos detalhadamente peça por peça. Foram quase três anos de mão de obra, onde algumas partes foram enviadas até para fora do Brasil para polimento especial. Tudo para manter a originalidade.”

Fuscas da década de 1950, sendo um split e um oval

Com vários e surpreendentes automóveis e motores, desde anos atrás até os dias atuais, o mais antigo e raro mostrado no evento, que também chamou a atenção do público, foi um Calhambeque com pintura e peças originais restauradas, de 1912.

Amantes da categoria e pelo segundo ano consecutivo na Exposição, o casal Anderson e Luciana Martins, que mora no Bairro Barcelona, esteve presente no Chico Mendes, no domingo (20/7), para prestigiar a atividade. “Estamos surpresos com o aumento expressivo da quantidade de carros e com o número de visitantes. É de dar orgulho morar em uma cidade que oferece um evento tão lindo e desse porte”, observou Luciana. Anderson acrescentou elogios ao nível do encontro. “Em uma viagem ao Canadá, também visitamos uma exposição de automóveis antigos. Porém, essa do nosso município está muito acima do que vimos por lá. Os realizadores estão de parabéns pela organização.”Aprovação

Packard 120C, 1937

Devido ao grande número de carros participantes, alguns veículos que chegaram após a lotação de exposição do parque ficaram parados no estacionamento do ParkShopping São Caetano, que forneceu apoio, durante os três dias de evento, ao oferecer vans para o transporte dos visitantes do centro de compras para o Chico Mendes.

Texto : Karla Loge
Fotos: Odair Adinei Dias Ferraz e Helber Aggio
Edição : Fatima Barenco

   EXPOSIÇÃO

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados

%d blogueiros gostam disto: